As agências brasileiras já acreditam que 2017 poderá fechar melhor do que 2016. A afirmação é da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), a partir do levantamento feito com 161 agências de todo o País, em seu indicador trimestral “Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (VAN PRO)”
A terceira onda da pesquisa trimestral, referente ao 3º trimestre, de uma maneira geral apresenta uma retomada de negócios e de otimismo por parte das agências de propaganda. Enquanto no primeiro trimestre apenas 38,5% das agências reportaram um melhor desempenho em relação ao mesmo período do ano passado, no terceiro trimestre esse número quase duplicou, com 61,5% das agências declarando melhor ambiente de negócios. O número já havia melhorado no segundo trimestre – 40,3% -, mas o salto é muito mais expressivo agora.
A expectativa para o 4º trimestre também melhorou, em relação ao 3º trimestre (de 35% para 38,8%), embora ainda não tenha alcançado o índice observado no final do 1º trimestre, quando mais 43% esperavam uma melhora para o trimestre seguinte. Quem puxa o índice para cima é o Sudeste, com 42,3% de otimistas.
Para o fechamento do ano de 2017 o salto do otimismo é grande. Para 65,5% o ano fechará melhor do que 2016, contra apenas 19,3% declarando perspectiva de piora (o restante acha que ficará igual). Este número já era positivo nos trimestres anteriores (1º: 59,1% e 2°: 58,2%), mas não tanto quanto o observado agora. A região mais otimista com relação ao fechamento do ano é a Centro-Oeste (90%) e a menos otimista é o Sudeste, com 60,6% prevendo melhores resultados. Ainda assim, todas as regiões ficaram com nível de otimismo acima de 60% pela primeira vez no ano.
Somente o número de concorrências e licitações caiu em relação aos trimestres anteriores (1º trimestre: 43% declarando aumento/ 2º trimestre: 44,8% e 3º: 38,3%), o que pode ser encarado com naturalidade para o período do ano, sujeito a menos movimentações.
A Janela conseguiu, com exclusividade, um corte da pesquisa que destaca o comportamento, nas respostas, das agências cariocas, comparadas com as da região sudeste e de todo o Brasil:
1- Como foi o terceiro trimestre de 2017 comparado ao mesmo período do ano passado?
Brasil: | Sudeste | RJ | |
Melhor: | 61,5% | 57,3% | 75% |
Pior: | 26,5% | 32,1% | 25% |
Igual: | 12,0% | 10,7% | 0% |
2- Como foi o terceiro trimestre de 2017, comparado ao trimestre anterior deste ano?
Brasil: | Sudeste | RJ | |
Melhor: | 61,5% | 54,3% | 50% |
Pior: | 18,0% | 27,4% | 50% |
Igual: | 20,5% | 18,3% | 0% |
3- Número de concorrências e licitações, comparado ao mesmo período do ano passado
Brasil: | Sudeste | RJ | |
Aumento: | 42,9% | 48,3% | 25% |
Diminuição: | 27,4% | 27,9% | 50% |
Igual: | 29,7% | 23,8% | 25% |
4 – Número de concorrências e licitações, comparado ao trimestre anterior
Brasil: | Sudeste | RJ | |
Aumento: | 38,3% | 36,5% | 25% |
Diminuição: | 19,0% | 22,7% | 25% |
Igual: | 42,7% | 40,9% | 50% |
4- Expectativa de investimento em propaganda por parte dos clientes no 4º trimestre de 2017
Brasil: | Sudeste | RJ | |
Melhor: | 38,8% | 42,3% | 50% |
Pior: | 13,3% | 17,7% | 25% |
Igual: | 47,9% | 40,0% | 25% |
5- Expectativa para o fechamento de 2017
Brasil | Sudeste | RJ | |
Melhor: | 65,5% | 60,6% | 50% |
Pior: | 19,3% | 21,7% | 25% |
Igual: | 15,2% | 17,8% | 25% |
6- Quais os setores da economia que impulsionaram mais negócios?
Brasil | Sudeste | RJ | |
1º | Serviços | Serviços | Comércio |
2º | Comércio | Comércio | Serviços |
3º | Indústria | Público | Público |